Engana-se quem acredita que somente os notebooks e computadores podem pegar vírus. Dizemos isso porque o celular e o tablet também estão sujeitos a esse tipo de ameaça, uma vez que estamos sempre conectados e abrindo diversos links neles também.

Mas como identificar se o celular está mesmo com vírus e, além disso, como tirar vírus do celular? Não precisamos entrar em pânico, trataremos sobre essas questões a seguir para esclarecer todas as dúvidas.

Meu celular está com vírus?

Antes de pensarmos se temos que tirar vírus do celular e tablet, é importante identificar se eles podem estar realmente infectados. Para isso, listaremos algumas perguntas para que você possa cessar essa dúvida. Falaremos primeiro dos celulares com sistema Android.

1. Seu aparelho começou a travar após você instalar algum aplicativo?

2. Clicou em algum link que instalou um app que você nem esperava?

3. Seu celular começou a desligar sozinho por conta de um app que instalou por fora da Play Store?

Se a resposta for sim para essas perguntas, então temos possivelmente um problema com vírus em seu aparelho.

Os usuários de aparelhos com sistema iOS, da Apple, não precisam se preocupar muito com vírus, desde que usem apenas a App Store para baixar seus aplicativos. Isso porque a Apple costuma não deixar na loja de aplicativos aqueles duvidosos, que possam ser maliciosos. Além disso, o sistema não permite que aplicativos interfiram no sistema operacional e nem um com o outro.

Sendo assim, é um pouco mais seguro ter um iPhone em relação a vírus e infecção do sistema operacional. Recentemente, houve alerta sobre alguns aplicativos que poderiam afetar o sistema iOS, mas a Apple já retirou todos da App Store.

Como tirar vírus do celular?

Se você não era uma pessoa muito preocupada com a ocorrência de vírus em celular, agora pode estar se perguntando como proceder caso o aparelho seja infectado.

Proteção nos aparelhos celulares vai muito além de cases e películas. O antivírus protege o aparelho por dentro, no sistema operacional.

Há algumas formas para se retirar vírus do celular: o primeiro é a instalação de um antivírus, como mencionado, que protegerá seu aparelho. Ao instalar, você já pode fazer uma varredura para saber se há vírus e eliminar se a resposta for positiva.

Na Play Store, você encontra antivírus gratuitos e pagos. Escolha o que achar mais confortável, porque não há muita diferença entre antivírus para celular.

Outra maneira é fazendo uma restauração de fábrica, mas isso implica em perder tudo o que há salvo no seu aparelho: fotos, vídeos, contatos, sms, aplicativos e documentos. Afinal, será tudo desinstalado e ficará realmente como se tivesse saído da fábrica.

Há também outra opção, que é utilizar o modo de segurança para desinstalar o possível aplicativo que infectou seu celular. Mas, para isso, há um passo a passo:

1. Aperte e mantenha pressionado o botão de ligar até aparecer a tela “desligar”.

2. Mantenha o desligar pressionado até aparecer na tela “reboot no modo de segurança”.

3. Clique em OK.

4. O celular ou tablet irá reiniciar. Espere até ligar novamente, após isso, aparecerá em algum dos cantos “modo de segurança”.

Feito esse passo a passo, você entrará em Configurações > Aplicativos > Baixados e tentará localizar o aplicativo que infectou seu aparelho para o desinstalar.

Se o reboot não funcionar assim, é aconselhável entrar em um fórum específico do modelo do seu aparelho para seguir as instruções. Mas, se nenhuma dessas opções funcionar, recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica especializada para ajudar.

Essas foram algumas dicas sobre como tirar vírus do celular e como deixar seu aparelho bem protegido.

E se você procura ainda mais proteção, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de lançamentos e dicas de cuidados. Estamos no TwitterInstagramFacebook!