Quantas vezes precisamos de nosso smartphone para alguma emergência como, por exemplo, tirar uma foto de um momento único, gravar algum vídeo importante ou, simplesmente, no intuito de fazer uma ligação ou mostrar algo para uma pessoa e, nesses exatos momentos, o consumo de bateria foi tão grande que ela resolve acabar. Todos já passamos por situações semelhantes, não é mesmo?

A maior parte das reclamações feitas por usuários de smartphones, atualmente, são relacionados à vida útil da bateria, por causa do alto desgaste que ela tem quando vários aplicativos estão sendo usados simultaneamente. É aquele velho ditado: “O consumidor tem sempre a razão”. Mas será mesmo que, muitas vezes, não seja nossa a culpa por isso ter acontecido?

Pensando nesse aspecto, listamos dicas eficazes para reduzir o gasto de energia da bateria e, dessa forma, aumentar o tempo de duração dela para que você não fique na mão quando mais precisar dele. Confira!

Modo Avião

Temos a tendência natural de pensar que essa funcionalidade é somente para quando estamos dentro de um avião, muito por causa do nome que é dado a ela. Ocorre que, pelo contrário, ela pode ser utilizada a qualquer tempo, além de ser uma das melhores estratégias quando se quer economizar a bateria.

Isso se deve ao fato de que, quando sem sinal, o celular trabalha intensamente na busca de rede, por meio de ondas eletromagnéticas, consumindo muita carga rapidamente. Experimente fazer uma viagem de carro com o Modo Avião desligado na ida e, no retorno, com ele ligado, e tire a prova disso por si só.

Brilho e descanso de tela

Um dos maiores motivos de desgaste e consumo de bateria está ligado diretamente a quantidade de brilho que impomos à tela do aparelho e ao tempo em que deixamos ela em atividade.

Portanto, uma boa sugestão é colocar o modo de repouso para o menor intervalo de tempo possível. Assim, se paramos de utilizá-lo, isso é, tocar na tela ou ver vídeos, ele automaticamente após alguns segundos, apagará a tela e cortará o consumo.

Outro detalhe é o brilho excessivo, pois muitas vezes temos que colocar ele muito alto para ver a tela em ambientes muito claros. Todavia, esquecemos de voltar para o normal após dada necessidade, ou achamos que isso não tem problema algum (pelo menos até antes de ler esse artigo). Então tente lembrar sempre de controlar o brilho de acordo com o ambiente em que estiver.

Wi-fi, Bluetooth, GPS e redes móveis

Essas funções são grandes vilãs do temido consumo de bateria, pois sempre estamos com pelo menos uma delas ligadas, em utilização constante, principalmente os recursos de internet.

Então, sempre que possível, priorize o Wi-fi e utilize somente quando necessário os sistemas e aplicativos de localização e de compartilhamento de dados, como o Bluetooth.

Otimização do smartphone

Existem diversas formas de melhorar o rendimento da bateria, como os já citados acima, mas, sem dúvida alguma, a melhor maneira de fazê-la render é colocando o celular no “modo economia de bateria” ou “energia”. Todo smartphone possui essa função, portanto não será difícil encontrá-la.

Outra solução muito eficaz é a instalação de aplicativos projetados especialmente para otimizar a carga dela. Podemos sugerir os mais conhecidos, que são o Deep Sleep Battery Saver e o Battery Doctor.

Agora que já sabe como fazer para não passar mais apertos na hora em que mais precisa, é só colocar em prática e acabar os problemas com seu celular.

Gostou de aprender sobre consumo de bateria? Quer conhecer mais coisas que o ajudem com seu smartphone? Então não se esqueça de nos seguir no Facebook, no Twitter e no Instagram para ter acesso com exclusividade a esses conteúdos.