O corretor ortográfico do celular é muito prático e útil. Ele é capaz de corrigir erros de digitação e recomendar palavras antes mesmo de você terminar de escrever. Na maior parte das vezes, suas sugestões são pertinentes e ele consegue prever suas intenções.

Entretanto, nem sempre as coisas saem como deveriam. Por mais inteligente que a ferramenta pareça ser, precisamos lembrar que ele é apenas um software e que, às vezes, a dedução de palavras não é muito acertada ou a correção não é tão precisa. Isso já gerou situações constrangedoras para muitas pessoas e é bem provável que você já tenha passado por uma experiência do tipo.

Continue a leitura e entenda o passo a passo para configurar o corretor ortográfico e aprenda como desativá-lo ou modificá-lo!

Passo a passo para configurar o corretor ortográfico do celular

É possível realizar alguns ajustes para deixar a ferramenta mais adequada à maneira que você a utiliza. Uma boa opção é impedir que o corretor sugira palavras ofensivas ou determinar o modo de autocorreção. Para isso, execute as etapas a seguir, que foram pensadas para o sistema Android, mas são semelhantes também no iOS:

  1. vá até as configurações;

  2. no menu Pessoais, localize a opção Idiomas e entradas;

  3. acesse a opção referente ao Teclado do Google;

  4. vá em Correção de texto.

Nesta janela, é possível desativar a função que bloqueia as palavras ofensivas. O inconveniente é que, se você quiser enviar alguma palavra de baixo calão, o corretor pode trocá-la por outra, dificultando a digitação.

Além disso, existem outras opções que podem ser desativadas, como:

  • sugestões personalizadas: o software sugere palavras de acordo com o que você escreve em outros aplicativos;

  • sugerir nomes de contato: exibe nomes que estão na sua agenda de contatos;

  • sugerir palavra seguinte: o corretor recomenda a próxima palavra com base nas frases digitadas anteriormente;

Na opção de correção automática é possível definir o nível que essas funções vão operar no seu celular, variando de moderado a muito agressivo. Você pode, também, desativar completamente o autocorretor, como explicaremos a seguir.

Passo a passo para desativar o corretor no Android

Se você não se adaptou ao corretor e quer evitar os inconvenientes, uma boa opção é desativá-lo — e isso é bem simples. Se o seu celular opera com o sistema Android, siga os passos a seguir:

  1. vá em Configurar ou Ajustes;

  2. selecione a opção Idiomas e entrada ou Idioma e texto;

  3. escolha a função Corretor ortográfico;

  4. desative o botão.

Passo a passo para desativar o corretor no iOs

Se o seu aparelho é um iPhone, o processo também é muito simples e parecido com o anterior. Confira:

  1. clique no botão Ajustes;

  2. selecione a opção Geral;

  3. escolha a função Teclado;

  4. desabilite a Correção Automática.

Quando bem utilizado, o corretor ortográfico do celular pode ser muito benéfico e eficiente. Nesse caso, a ferramenta ajuda a otimizar o tempo de escrita e a corrigir pequenos erros de digitação. Por isso, tente configurar e se adaptar ao corretor sempre que sentir dificuldades em usá-lo.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais! Assim, você ajuda outras pessoas que estão com problemas com o corretor ortográfico do celular!