Android e iOS são os dois sistemas operacionais que dominam o mercado dos smartphones. Eles apresentam diversas diferenças e dividem a opinião dos usuários. Para decidir qual o mais adequado para você, é importante conhecer as características de cada um.

As principais diferenças entre os sistemas estão no tipo de hardware que suporta cada um deles, no tempo de bateria, na possibilidade de desenvolvimento de aplicativos, na segurança, na integração com outros dispositivos e na experiência do usuário.

Se você está na dúvida entre Android ou iOS, continue a leitura e entenda as vantagens que cada sistema operacional oferece!

Sistema Android

Aplicativos padrões alteráveis

O Android permite que o usuário altere praticamente todos os pontos de uso do sistema. Com isso, é possível definir aplicativos padrões que sejam diferentes daqueles que a fabricante ou o Google oferecem. Na tela inicial, por exemplo, você pode escolher diferentes launchers softwares que habilitam a customização no sistema — e deixar o seu smartphone mais personalizado.

Variedade de dispositivos

O sistema iOS é encontrado apenas nos dispositivos fabricados pela Apple. Já o Android tem uma grande variedade de fabricantes e, por esse motivo, oferece tablets e smartphones de diversos tamanhos, pesos e qualidade.

Esse sistema está presente desde aparelhos considerados topo de linha até os de entrada, com configurações mais simples e preço mais acessível. Por isso, é fácil encontrar uma opção com excelente custo-benefício para você.

Liberdade do sistema

Outra boa característica é que os desenvolvedores têm total liberdade no sistema e podem implementar qualquer ideia que tiverem. Com isso, é possível criar aplicativos que transformem completamente o comportamento do sistema.

Dessa forma, é fácil ter telas iniciais e de bloqueio alternativas. Os próprios launchers permitem configurar diferentes ações para cada número de toques em um link, por exemplo.

Sistema iOS

Facilidade de uso

O iOS é fabricado para ser um sistema simples. Dessa forma, não é necessário perder tempo personalizando o aparelho, pois o seu visual é mais limpo e fácil de mexer do que o Android. Essa é uma grande vantagem para quem gosta de simplesmente ligar o celular e começar a usar.

Mais segurança

A Apple preza pelo controle de qualidade do seu sistema e, por isso, cada aplicativo presente na App Store passou por um rígido processo de análise para proteger o usuário. Assim, as chances de baixar um aplicativo malicioso são pequenas. Apesar disso, o iPhone também não é perfeito e também apresenta algumas falhas de segurança.

Aplicativos recentes

Como a App Store é mais lucrativa do que a Play Store do Android, os desenvolvedores preferem lançar os aplicativos primeiro para o sistema iOS e, somente depois da fama, disponibilizá-los para o Android. Dessa forma, você sempre receberá as novidades antes dos demais usuários.

Não é possível determinar qual sistema operacional é melhor ou pior, já que cada um tem diferentes vantagens e desvantagens. Assim, a sua escolha pelo Android ou iOS deve se basear nas experiências que cada um oferece. Antes de se decidir, conheça os sistemas e analise as suas preferências e prioridades.

Gostou do nosso post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a saber mais sobre o Android e o iOS!